Luís Couto nasceu em São Vicente.

A fotografia, como profissão e como paixão, tem ocupado nos últimos vinte anos um importante lugar na sua vida.

Em 1990 decide suspender a sua formação em Física, na Universidade Clássica de Lisboa, e volta ao seu país para dar continuidade aos seus anteriores registos fotográficos feitos nas ilhas. Propõe-se a captar Cabo Verde e as suas fotografias convertem-se no seu selo de identidade.

Como fotógrafo freelancer, Luís Couto desenvolve uma sólida atitude de produção de séries documentais sobre as ilhas de Cabo Verde, sobre as quais publicou dois álbuns e diversas séries de postais ilustrados. As suas fotografias passaram, também, a ilustrar diverso material gráfico de divulgação e promoção de Cabo Verde.

Para além da fotografia, realiza trabalhos de "layout" publicitário e desenho gráfico para diversas instituições públicas e privadas.

Luís Couto reside em Barcelona, trabalhando em projectos pessoais e outros que lhe são encomendados.

 

Nas suas notas autobiográfícas, Luís Couto evoca experiências nas suas viagens pela fotografia através das suas ilhas atlânticas.

...

"Com a mochila e o equipamento fotográfico às costas, percorri grandes distâncias a pé para sentir e captar a natureza das ilhas e dos seus habitantes, viajei em transportes colectivos e em carrinhas e camiões de transporte diversos como forma de penetrar na realidade que me propus fotografar, a terra e suas gentes.

Cheguei às ilhas por mar e por ar, acampei solitário nos sítios mais diversos, como em alta montanha na ilha de Santo Antão, nas dunas de Viana na Boavista, nas salinas de Pedra de Lume, ou na Chã das Caldeiras junto ao vulcão do Fogo, para fotografar desde as primeiras horas do dia até ao anoitecer, algumas vezes pela noite dentro.

Alegro-me de ter realizado por várias vezes a volta às ilhas, de Santo Antão a Brava, em viagens ininterruptas de até três meses de duração, que me permitiram conhecer melhor as variantes culturais do povo caboverdiano e ser agraciado pela natural hospitalidade da gente das ilhas."

 

Copyright: lcfotograf